Iogurte caseiro

iogurte caseiro receita  dieta   blog da mimis michelle franzoni_-2

Ingredientes:
- 2 litros de leite semidesnatado
- 1 potinho de iogurte integral (consitência firme) 170g aproximadamente

Modo de preparo:
Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos tá no ponto. Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 12 horas em temperatura ambiente ou de um dia para o outro.
Depois desse tempo está pronto seu iogurte. Basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Rendimento: 10 porções de 95 calorias aproximadamente


- Para fazer uma nova receita pode usar o mesmo iogurte já feito. Guarde 200ml desse iogurte pronto para fazer o próximo, você só precisará de 1L de leite. A cada vez que fizer, terá um iogurte mais cremoso e consistente.

* Se usar desnatado, vai ficar mais magrinho.

iogurte caseiro dieta  blog da mimis michelle franzoni_-5
Observações:

- Pode fazer com o leite desnatado e o iogurte também. Apenas ele irá ficar mais ralinho. Como a diferença calórica é pouca eu optei fazer com os ingredietes citados.
- Essa mesma receita pode ser feita com até 4 litros de leite para um copinho de iogurte. Eu costumo fazer sempre 2 litros porque é o que consumo durante a semana. Ou seja, pode usar 1 litro para 1 copinho, 2 litros para 1 copinho, 3 litros para 1 copinho ou 4 litros para 1 copinho.
- Quanto à validade, aqui em casa ele acaba em 1 semana, então nunca estragou. Já li que dura 10 dias, mas é bom ficar de olho. Na dúvida, recomendo fazer a quantidade a ser consumida em 7 dias.
- Guarde em uma garrafinha e vai servindo sem colocar nenhum talher dentro. Assim evita a contaminação.
- Pode bater com frutas, mas faça isso apenas na hora que for servir para não correr o risco de azedar.
- Para adoçar, vale adicionar mel ou adoçante se preferir.


Original... acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário