Sem culpa: quatro receitas de doces light

Confira receitas de sobremesas divinas e com poucas calorias para aproveitar sem receio de sair da dieta. E o melhor: são todas de liquidificador e ficam prontas rapidinho!


Foto: Sheila Oliveira

Bolinho de chocolate com falso chantilly

Preparo: 35 min
Pronto em: 1h30
Rendimento: 10 unidades
Calorias por unidade: 203
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

2 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral + 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo + 4 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural desnatado + 2 ovos + 3/4 de xícara (chá) de óleo de canola + 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Falso chantilly

1 pote de creme de ricota light + 2 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo

Numa tigela, misture o adoçante, as farinhas e o cacau. Reserve. No liquidificador, bata o iogurte, os ovos e o óleo até ficar uma mistura homogênea. Junte delicadamente os ingredientes da tigela e, em seguida, adicione o fermento rapidamente para evitar que o óleo se separe da massa. Distribua em forminhas de papel médias próprias para ir ao forno (ou em formas antiaderentes). Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Reserve.

Falso chantilly

Misture bem os ingredientes com um garfo e, com uma colher, espalhe sobre os bolinhos depois de frios.
Foto: Sheila Oliveira

Torta com calda de frutas vermelhas

Preparo: 40 minutos
Pronto em: 2 horas
Rendimento: 6 fatias
Calorias por fatia: 182
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1 pote de iogurte desnatado + 2 ovos + 400 g de ricota amassada + 2 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1 colher (sopa) de amido de milho + 1 colher (sopa) de uvas-passas brancas picadas (opcional) + 1/2 xícara (chá) de uvas-passas pretas + Margarina light para untar

Calda

2 xícaras (chá) de frutas vermelhas congeladas + 1 colher (sopa) de adoçante culinário

Preparo

No liquidificador, bata o iogurte, os ovos, a ricota, o adoçante e o amido até obter uma massa cremosa. Misture as uvas-passas sem bater. Despeje numa forma redonda com aro removível, untada com a margarina. Leve ao forno, preaquecido, e asse por 15 minutos. Desligue o fogo, abra um pouco o forno e deixe esfriar.

Calda

Misture a polpa com o adoçante. Se preciso, ponha um pouco de água e ferva rapidamente. Cubra a torta e leve à geladeira para servir gelada.
Foto: Sheila Oliveira

Torta de banana e uvas-passas

Preparo: 35 min
Pronto em: 1h20
Rendimento: 12 fatias
Calorias por fatia: 179
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1 ovo + 2 gemas + 200 ml de leite desnatado + 3 colheres (sopa) de adoçante culinário + 1 lata de creme de leite light + 12 fatias de pão de forma light sem casca + 1/2 xícara (chá) de uvas-passas + 4 bananas-nanicas sem casca em rodelas + Canela a gosto para polvilhar

Preparo

No liquidificador, bata o ovo, as gemas, o leite, o adoçante e o creme de leite. Unte uma forma de bolo inglês e coloque uma camada de pão e metade do creme batido. Distribua a uva-passa e a banana por cima. Cubra com a outra camada de pão e, por último, com o creme. Polvilhe a canela e leve ao forno, preaquecido, por 45 minutos ou até dourar.

Foto: Codo Meletti

Pavê de frutas na taça

Preparo: 45 min
Pronto em: 2h30
Rendimento: 6 porções
Calorias por unidade: 315
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1 pote de creme de ricota + 1/2 lata de leite condensado + 1 caixa de queijo cremoso + 12 biscoitos champanhe + 1 xícara (chá) de suco de laranja + 1 1/ 2 xícara (chá) de frutas vermelhas + 1 xícara (chá) de uvas, verdes, sem sementes, cortadas ao meio

Preparo

No copo do liquidificador, coloque o creme de ricota, o leite condensado e o queijo. Bata até ficar cremoso. Quebre o biscoito em pedaços grandes e umedeça no suco. Arrume nas taças camadas de biscoito molhado, frutas e creme, alternando-os. Termine com o creme. Leve o doce à geladeira por duas horas, coberto com filme plástico, e sirva em seguida.

Dica: esta é uma variação do tiramisù, tradicional sobremesa italiana, feita com café, chocolate e queijo mascarpone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário