Dessalgando o Bacalhau


Se você quer um bacalhau para aquele almoço de domingo, programe-se.

Muita gente tem dúvida de qual é a maneira correta de dessalgar o bacalhau.

O chef Claude Troisgros explica que o bacalhau precisa ficar três dias na água com gelo. É o gelo que dá o choque térmico na carne e dessalga melhor o peixe. Troque a água de quatro em quatro horas. Se você optar por bacalhau dessalgado, não hesite: ele também precisa ficar de molho, por cerca de 4 a 5 horas.




Nesta postagem vamos dar a dica do bacalhau em lascas que é mais barato e depois deste processo ele pode virar uma infinidade de pratos: tortas, bolinho, escondidinho, risoto...

Você pega um recipiente fundo, coloca as lascas, cobre com água gelada, junta umas pedras de gelo e mantém na geladeira tampadinho por 3 horas. O sal é que conserva o bacalhau, então a água gelada é para evitar a contaminação quando ele perder o sal.

Após esse período, troque a água (use gelada e com gelo novamente) e volte à geladeira por mais 3 horas, depois disso é só escorrer a água e está pronto para usar. Então se você colocou o bacalhau de molho às 9h, quando for 12h você troca a água e às 15h ele está pronto para usar.

Você pode desfiar o bacalhau na mão (igual frango) ou usar o processador (não se esqueça de verificar se tem algum espinho e retirar antes).