DICAS Para você e sua cozinha


O que fazer para o sal incorporar melhor aos alimentos?
Para o sal penetrar melhor nos alimentos que estão sendo cozidos, nada melhor do que salgar a água. A diferença do cozimento com a água no sal e salgar o alimento após o cozimento é sutil, porém importante.




Como fazer ovo poché? 
A receita do ovo poché é simples. "Você quebra o ovo, sem quebrar a gema, e coloca em água fervente dentro da panela. Vai ficar de 4 a 5 minutos para a gema ficar molinha e a clara cozida. Não pode ferver de jeito nenhum. Em seguida, coloque na água gelada". Na água, nada de sal e nenhum tempero.






O que reduz as chances de queimar a carne na panela? Secar previamente é um truque para não deixar a carne queimar, controlando seu cozimento com mais precisão. Basta secar a carne com um pano para ela não liberar muito líquido e reduzir a umidade.




 Você sabe cortar cebola sem chorar?? 

Cebola é um dos ingredientes principais da culinária brasileira. O problema é que nem todo mundo sabe como usá-la corretamente. Um dos procedimentos mais difíceis é como cortá-la sem chorar. Na verdade, isso é praticamente impossível. O problema é que, ao ser fatiada, a cebola libera um gás que irrita os olhos. As lágrimas, portanto, são uma defesa ao "ataque".
Não é  nenhum mistério cortar cebola sem chorar... Vou ensinar abaixo alguns métodos divulgados na net... veja qual vai funcionar pra você:

1. Basta ter uma água quente por perto. O vapor empurra a umidade que a cebola solta e irrita os olhos. Mas se você picar a cebola certinho é difícil fazer chorar

2. Outra alternativa é descascar as cebolas e deixá-las de molho em água por algumas horas, antes de cortá-las

3. Uma outra opção é cortar um limão com a mesma faca que usará para cortar as cebolas. O sumo do limão que fica no fio da faca é suficiente para evitar as lágrimas

4. Quarta alternativa: molhe as cebolas, as mãos e a faca antes de picar as cebolas

Que tal???  gostaram das dicas?  





  Utensílio indispensável: pilão
O pilão é um verdadeiro multiuso: tritura, amassa, bate, macera e integra os mais variados ingredientes. Ele é ótimo para fazer do dente de alho com sal uma pastinha para temperar filé de frango ou para fazer um pesto rápido. Também bate umas ervinhas para temperar o molho de salada. Outra dica legal é  usar o pilão para transformar a castanha-de-caju num crocante delicioso para cobrir a costelinha de porco.

Como devemos lavar um pilão de cozinha? Pilão de cozinha deve ser lavado apenas com água. Uma prática muito comum na cozinha é lavar tudo com sabão ou detergente depois do uso. Mas com o pilão, o uso é diferente: "Com o tempo, o pilão vai pegando o gostinho das especiarias e ele fica melhor ainda. Se lava só com água, mas nunca coloque sabão"





Carboidratos mal digeridos projetam o estômago
Nutritivo, o feijão pode ser o inimigo número 1 de quem tem problemas digestivos. “O feijão fermenta no estômago, dando a sensação de plenitude”, diz a médica Ana Cristina Belsito. Mas não é preciso eliminar o alimento do cardápio. Para diminuir a formação de gases, o ideal é deixar os grãos de molho em água durante a noite. No dia seguinte a água deve ser trocada antes do cozimento.

A ingestão de pães brancos, açúcar, gordura e sal em excesso também pode aumentar o volume na região. O nutrólogo Cristiano Merheb lembra ainda que carboidratos mal digeridos podem ajudar a projetar a barriga. Assim, Ana Cristina Belsito diz que a barriga de chopp não é um mito. “A combinação de malte, açúcar e álcool, presente na bebida, pode engordar e ainda distender a região do abdômen”, explica a médica. (fonte)





O hábito de tomar cafezinho   


Impulsionado pelas pesquisas que apontam os benefícios sobre o café, você resolve que seria ótimo e, inclusive, bom para para a sua dieta incluir mais algumas xícaras da bebida na sua rotina. Afinal, a cafeína atua como uma termogênico natural, acelerando o metabolismo, consequentemente contribuindo para a perda de peso. Além disso, o ácido clorogênico, também encontrado no café, tem participação ativa no metabolismo dos açúcares, pois inibe a enzima que os libera do fígado para a corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de glicose e dificultando a acumulação de gordura.

Ocorre que um estudo recente revelou que os benefícios podem virar malefícios para a sua dieta, caso o consumo do seu café ultrapasse cinco xícaras por dia. Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Médica do Oeste da Austrália e da Universidade do Oeste da Austrália, o consumo diário de ácido clorogênico em quantidades equivalentes às encontradas em mais de cinco xícaras de café por dia pode levar a um aumento no acúmulo de gordura nas células, efeito contrário àquele alcançado com uma xícara a menos.
4 xícaras por dia reduzem em 25% a incidência de câncer de útero, diz estudo





 ESTA É IMPORTANTE: Substituir o leite integral pelo desnatado... É VÁLIDO?


Um estudo liderado por Mark DeBoer, endocrinologista pediátrico da Universidade da Virgínia, descobriu que crianças que bebem leite desnatado ganham mais peso do que aquelas que bebem leite integral. A teoria de DeBoer é que a gordura do leite, em comparação com outras fontes de calorias, faz-nos sentir mais completos, o que nos faz consumir menos calorias vindas de outras fontes.

O corpo pede a compensação. Em vez de consumir a gordura do leite integral, o organismo acaba obtendo a gordura de outras fontes, como açúcares refinados e amidos.

E agora????






  Despensa cheia demais
Alimentos estocados são consumidos duas vezes mais rápido que outros alimentos em casa, concluiu Wansink e seus colegas depois de uma experiência na qual abasteciam famílias com grandes ou pequenas quantidades de alimentos. A questão é simples: pacotes volumosos dão visibilidade àqueles alimentos, o que leva à impulsividade na hora de consumí-los.

Mantenha alimentos em lugares que não vão chamar tanto a sua atenção, para que você não crie o hábito de, sempre que vir um pacotinho brilhante à sua frente, abrir e consumir o conteúdo








O vício na balança    

A Universidade de Utah testou algumas pessoas que estavam de dieta e aquelas que receberam um número mais vago como meta (uma faixa de peso, em vez do peso exato) foram mais bem sucedidas: elas perderam até quatro quilos em apenas três semanas, enquanto os participantes que receberam a sua pontuação em um número exato ganharam até um quilo, em média.

A expectativa quebrada desestimula a dieta. Em vez de se pesar diariamente, passe períodos mais longos sem esse encontro com a balança e use uma faixa de peso como um objetivo (exemplo: "neste ano quero perder de 5 a 10 quilos").







Nenhum comentário:

Postar um comentário