Cream Chese Caseiro



Depois que passei a me preocupar com a balança passei a trocar o queijinho por cream chesse.  E gostei tanto que até a maionese eu substituí por esta delicia.  Recebi recentemente uma receita caseira do cream chese e com uma boa vantagem: esta não terá os aditivos químicos que os industrializados usam para que possam conservar por mais tempo até chegar em nossas casas.

imagem da internet

Ingredientes
:
– 1 Litro de Leite integral de sua preferência
– 50ml de vinagre de maçã
– 3 colheres de sopa de manteiga ghee* ou manteiga comum
– sal a gosto
OBS:  Não pode ser leite sem lactose, vegetal, ou desnatado, senão não vai virar cream cheese.

Modo de preparo:Separe 100 ml e coloque o restante do leite em uma panela e leve ao fogo. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo, coloque o vinagre e mexa. Deixe repousar até talhar. (Caso não talhe, pode ligar o fogo de novo, ferver e colocar mais vinagre).
Quando talhar e estiver em temperatura ambiente, passe em um pano fininho sobre uma peneira. Esprema bem até sobre uma massa branca dentro do pano.
Coloque essa massa em uma batedeira, acerte o sal, adicione 2 colheres de sopa de manteiga ghee e 50ml de leite e bata até formar o cream cheese. Se achar necessário, adicione o restante da manteiga e do leite para ficar mais cremoso e dar o ponto desejado. Leve à geladeira antes de consumir.


* - manteiga ghee é manteiga sem lactose livre de do soro do leite e de outras impurezas presentes no produto que você encontra no mercado



Nenhum comentário:

Postar um comentário