Manteiga Ghee: como fazer a versão saudável e sem lactose da manteiga


O que é manteiga ghee?
A manteiga ghee é uma manteiga clarificada que é usada na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo (consultora Dra. Andrezza Botelho, nutricionista funcional)

Como fazer manteiga ghee
Você vai precisar de um pote de manteiga sem sal. 
Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. 
Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro. Está pronta para consumir!
Segundo a Nutricionista Andrezza Botelho, é essencial conservar a manteiga ghee em um vidro. Isso garante sua durabilidade. Ela pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade). Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade. Pode ser usada em pães e bolachas ou mesmo em receitas, assim como a tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário